20080723

etienne de crécy no transmusicales e o antivjing!

alguns meses atrás, o grande Jarbinhas me passou o vídeo acima, uma perfomance do DJ francês Etienne de Crécy, no festival Trans Musicales de Rennes em 2007.

uma coisa que desde então me despertou a curiosidade é saber como funcionava tal instalação. olhando atentamente o vídeo, podemos perceber alguns panos (lonas, seja lá o que for...), por cima de uma estrutura metálica, características essas que fortaleciam a hipótese de que tudo aquilo era na verdade feito através de projetores... mas, como??? a pergunta insistia...


a resposta começou a ficar um pouco mais clara apenas depois de conhecer o conceito apresentado aqui mesmo, no último post desse blogue; antivjing! esse "visual label", como chamam os autores, é formado por várias técnicas, entre elas uma bem peculiar, nomeada Mapping Technique, assim descrita por um de seus autores, o crustea (tá certo... não oficialmente, mas achei isso num comentário dele num vídeo do youtube... =P);

"the Mapping technique is the way you can project on certain element and shapes, and on specific areas with just one projector. It needs some preparation, but can also be achieve in realtime with a camera tracking shapes and objects."

a confirmação final veio depois de encontrar o vídeo acima hospedado no youtube, pelo próprio crustea, descrevendo-o como um exemplo de video mapping!

exemplo de utilização da Mapping Technique

---

"sim... mas como isso realmente funciona, do ponto de vista técnico?" - alguns podem perguntar. bem... é uma boa pergunta! eheuaheuhaeuh... na verdade não encontrei nada muito mais claro que a explicação acima... assim sendo, fico devendo uma -quem sabe num post futuro- motivado por um possível estudo mais aprofundado na área. suposições também são bem vindas!

0 comentários: